
Dra. Jessica Ibde
fisioterapeuta
buscando a serenidade...
Nós possuímos um sistema vital denominado craniossacral que se movimenta ritmicamente durante toda nossa vida, um movimento rítmico gerado pelo fluxo de secreção e drenagem do líquido cerebroespinal - o líquor, dentro do sistema de membranas, as meninges, como um sistema hidráulico semifechado. O sistema de membranas (a mais externa é a Dura-Máter) que se movimenta no ritmo craniossacral está conectado aos ossos do crânio que sofre pequenos movimentos para acomodar a constante mudança de pressão líquida que ocorre dentro barreira de membranas.
Esse sistema craniossacral exerce uma poderosa influencia sobre a função total e hormonal de todo o corpo pelo fato de o sistema envolver o cérebro, a medula espinhal, assim como as glândulas Pituitária e Pineal.
Quando os ossos cranianos perdem a possibilidade de movimento em resposta às mudanças de pressão do sistema craniossacral, a função deste sistema fica comprometida, podendo dar origem a sintomas.
Na Terapia Craniossacral aprendemos a monitorar esse ritmo craniossacral com as mãos em quase todas as partes do corpo, e podemos localizar quando partes ou regiões do corpo não se movimentam ritmicamente. Sabemos como encontrar as áreas com restrição de movimento que comprometem a função do sistema craniossacral, e como restabelecer a mobilidade de acomodação normal em todas essas áreas. Fazendo isso poderá ser melhorada a função dos sistemas nervoso e endócrino, melhorando o ambiente no qual esses sistemas desempenham suas funções.
Por sua intima relação com o Sistema Nervoso, podemos dizer que o bom funcionamento do Sistema Craniossacral é o requisito básico para o seu equilíbrio e de todos os outros sistemas por ele influenciados (Circulatório, Respiratório, Hormonal, Imunológico, etc.), ou seja, o corpo todo.
Uma restrição ou tensão anormal na mambrana Dura-Máter dentro do canal espinhal pode ser transmitida para parte superior da nuca e cabeça, assim como para o sacro e raizes nervosas como o nervo Vago (grande influência nos sistemas autônomos do corpo), originando sintomas, síndromes dolorosas e dores crônicas como disfunção relacionadas à mandíbula, mastigação e bruxismo; fibromialgia; dores de cabeça e enxaquecas; dores agudas ou residuais relacionadas à hérnia de disco, traumas (acidentes, perdas, cirurgias, fraturas) e inflamações.
Quando obtemos sucesso em remobilizar o sistema de mebranas craniossacrais dentro da coluna espinhal, os sintomas e a dor residual tendem a desaparecer.
Também é indicada para qualquer idade desde recém nascidos até idosos, gestantes e pós-parto, para promover relaxamento, reduzir o estresse, nervosismo, preocupações, tensões, cansaço crônico, fobias, rinite, sinusite, pressão alta, depressão, ansiedade, insônia, artrites, dores do nervo ciático, TPM, cólicas menstruais, cólicas e distúrbios digestivos, febre, dores e problemas na coluna (costas), torções, tendinite, tensão e espasmo muscular, acidentes e efeito chicote, hiperlordose, escoliose, paralisia facial temporária, dificuldade de aprendizagem, estrabismo, alguns tipos de problemas visuais, alguns tipos de problemas auditivos, zumbido no ouvido, dentre outros, sendo todos ligados ao sistema nervoso.
Muitas vezes, uma única sessão de Terapia Craniossacral é suficiente para corrigir o problema, porém é possível manter sessões regulares para manutenção da integridade do sistema craniossacral e bem estar geral do corpo, fisicamente e emocionalmente. Resultados observados incluem níveis de estresse reduzidos, equilíbrio hormonal melhorado, a função do sistema imunológico parece ser realçada, e a sensação de bem-estar aumentada.
A Terapia Craniossacral vai relaxar o corpo a níveis bem profundos com toques bem suaves. Pode ser realizada em conjunto com outros tratamentos e possui apenas algumas manobras dentro da técnica contraindicadas em um caso extremo - de instabilidade da pressão intracraniana. Os resultados do tratamento são geralmente bem sucedidos, mesmo quando outras abordagens terapêuticas fracassam.
A transformação proporcionada pela
Terapia Craniossacral

"Não há doença sem conflito."
John E. Upledger

Toque sutil, Intenção, Serenidade
EMOBIOLOGIA, A AUTOCURA E O TRATAMENTO DA DOR CRÔNICA
A Emobiología é o estudo da vida das nossas emoções. Cada emoção é manifestada em uma função biológica ou em um tecido do nosso corpo. Às vezes nos fortalece, mas às vezes nos produzem doenças físicas que nos dá desconforto e sofrimento.
A prática traz uma melhor compreensão do nosso organismo, nos levando a tomar decisões seguras sobre o corpo e a entender o mecanismo das doenças.
REABILITAÇÃO URO GINECOLÓGICA E O TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA
Serviço especializado no tratamento de pacientes com patologias do trato urinário e disfunções do assoalho pélvico.
Algumas disfunções tratadas são:
-
Incontinência urinária;
-
Incontinência urinária pós-prostatectomia;
-
Bexiga hiperativa;
-
Enurese e Noctúria;
-
Dificuldade miccional;
-
Fraqueza da musculatura do assoalho pélvico;
-
Disfunção sexual.
Esses problemas podem acometer crianças, mulheres e homens, tanto jovens, como idosos.
DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL FUNCIONAL - MÉTODO DE SETTI
ONCOLOGIA
A Drenagem Manual Funcional (DLMF) associa abordagem postural, reposicionamento muscular e integração neurossensorial para atingir os resultados, potencializa o funcionamento do sistema linfático, tendo nas evidências clínicas, novos horizontes para a terapia deste, que é o grande integrador de todos os sistemas corporais.
Serviço especializado para avaliação e orientação pré e pós operatória de cirurgias oncológicas, prevenção ou tratamento de complicações relacionadas a terapia anti-neoplásica (cirurgia, radioterapia e quimioterapia), reabilitação no câncer de mama, cabeça e pescoço, uro-ginecológicos, hematológicos, sarcomas e tóraco-abdominais, cuidados paliativos e bem estar.
CONSULTORIA
-Cursos de atualização para profissionais da saúde;
-Monitoria e certificação para alunos do curso de Drenagem Funcional - Método De Setti;
-Palestras educativas para grupos especiais, empresas, escolas e eventos.
Para mais informações entre em contato pelo email: jessicaijf@gmail.com